27 de ago. de 2013

Adaptação de Containers: Solução ou problema?

Na Europa e Estados Unidos o container é reutilizado como módulo arquitetônico em projetos comerciais e residenciais. 
No Brasil, o reaproveitamento é relativamente novo e ainda carece de soluções definitivas para resolver problemas de conforto térmico e isolamento acústico e também, ampliar sua longevidade. A temperatura interna proporcionada pelo teto de zinco pode chegar a 60 graus em dias quentes, tornando o ambiente inabitável. A durabilidade do material é menor que construções de alvenaria e pode representar um impacto ambiental ainda maior quando for definitivamente descartado, já que não se trata apenas do reaproveitamento de containers inutilizados em portos, mas de uma produção industrial voltada para esse segmento, que produz containers unicamente para essa finalidade. 
Algumas experiências como as escolas de lata em São Paulo, revelaram a complexidade da readaptação de containers. A solução “emergencial” encontrada pelo governo em transformar containers em salas de aula, têm como principal problema a estrutura metálica, de zinco ou folhas-de-flandres que esquenta muito em dias de sol e permanece gelada nos dias frios. Outro inconveniente é que esse tipo de estrutura potencializa os ruídos externos, como vento e chuva. Esse tipo de compartimento humano, já havia sido considerado uma barbárie quando utilizado como prisão no Espírito Santo.
Na Europa e Estados Unidos que lidam com a questão térmica na arquitetura há mais tempo, os problemas que ocorreram aqui não chegaram a se manifestar lá, já que a tradição de resolver problemas dessa ordem está na base do desenvolvimento de qualquer projeto. As chapas metálicas recebem uma camada de lã de vidro, ou outro revestimento com isolante termo-acústico.  A mistura de materiais, como alvenaria, vidro e madeira e tintas à base de cerâmica, estão entre os materiais utilizados na solução desses problemas. O telhado verde também se apresenta como alternativa _com a vantagem de ser uma solução ecologicamente correta_, desconsiderando-se eventuais problemas de infiltração, ferrugem, abaulamento por peso adicional, população inadequado de insetos, etc.

Três diferentes projetos para análise:
No projeto da Coca-Cola Clothing (by container), a idéia é implantar o container dentro de uma estrutura fechada e refrigerada, de caráter transitório, abrigando o módulo da ação direta do clima. Ainda assim, a cobertura do módulo superior recebeu rebaixo com forro mineral para ocultar fiações elétricas e demais sistemas de segurança (detectores de fumaça, de calor etc). Nas paredes, o revestimento laminado é multifuncional. As lâminas horizontais que recobrem as estruturas verticais recebem ganchos, varões e cabides que acomodam as roupas da loja, ocultando as tubulações e fiações. Também colaboram no isolamento termo-acústico das paredes.








Coca-Cola Clothing (by container)


O projeto da Starbucks (Recycled Shipping Containers), têm características de solução definitiva dentro de um modelo de negócio para expansão da rede, o franchising de Drive Thru.
Os módulos não recebem estruturas de proteção externa. Empilhados e envidraçados, se comunicam com o entorno com leveza, porém, esse partido arquitetônico não favorece a temperatura interna.
Nessa proposta, as áreas de permanência do Café, internas e externas, são de uso apenas transitório, pois a atividade principal é pelo sistema do Drive Thru. Mas para os funcionários é permanente e uma solução parcial para esse problema está na forma de implantação dos módulos no terreno. A orientação poderá amenizar as ações do sol nos vidros e ainda, os edifícios existentes no entorno podem funcionar como bloqueios físicos dos ventos.
   







Starbucks (Recycled Shipping Containers)



 A proposta da Tommy Hilfigers (Recycled Shipping Container), em Berlin, conecta partes de containers desmontados em um amplo galpão. Essa forma de reuso sugere maior liberdade nas soluções arquitetônicas e de conforto. Externamente, os painéis foram pintados com imagens que dinamizam o grande bloco de lata.
    


















Tommy Hilfigers (Recycled Shipping Container)


Conclusão:
Considerando os principais problemas apontados _conforto térmico, acústico e a longevidade_, analisados dentro dos projetos apresentados, o reuso de containers é viável principalmente dentro das seguintes condições:

- Apenas em reutilização de containers inutilizados nos portos;
Apenas para uso transitório (Quando o módulo não receber adaptação termo-acústica);
- Sob abrigo de estruturas maiores, encapsulados (Quando o módulo não receber adaptação termo-acústica); 
- Desmonte dos containers para reuso das partes em construções mais amplas, integrados a outros materiais.


Bibliografia:

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