27 de ago. de 2013

Parque Metropolitano – Santiago, Chile: Percepção da cultura na geografia do lugar

Gabriela Mistral definiu a Cordilheira dos Andes como “o tórax do corpo geográfico chileno”.  Pais de paisagens diversas, o Chile guarda sob seu território ilhas oceânicas, o deserto do Atacama e gentes mapuche¹.

Vista aérea da Cordilheira dos Andes (autora)
            A topografia tortuosa que segue linearmente à Cordilheira, acomoda sobre a vegetação escassa os senderos íngremes que percorrem as esbranquiçadas cadeias montanhosas ou cerros, desafiando a gravidade para dar acesso as tradicionais casas de madeira cobertas com canas, mais conhecidas como Ruka. Subir as 58 curvas do sendero que vai de Santiago até o Vale Nevado, ouvindo  "huasos" e "rapanui" (géneros musicais típicos da cultura local), imerso na imensidão de branco e azul, é uma das várias experiências  sensoriais só possíveis no Chile.

As tradicionais casas Mapuche "Ruka" (autora)

Vale Nevado (autora)
          Em Santiago, o Parque Metropolitano é a principal área verde da região. Formado pelos cerros San Cristóbal, Manquehue e Bosque Santiago _que até 1921 eram terras descobertas e de muitos donos_, foi unificado e teve recompostas suas matas. Hoje é considerado o  principal “pulmão” verde da metrópole, com suas árvores gigantes. Se um dia os druidas (sacerdotes celtas), tentaram recriar na arquitetura gótica suas florestas sagradas povoadas por espíritos da natureza, aqui é o retorno da ideia original. O parque é uma catedral, nesse lugar onde o céu está quase sempre encoberto pela poluição que acinzenta a atmosfera e oblitera as cores da paisagem.

Vista da cidade através do mirante oeste do Parque Metropolitano (autora)

O parque ganhou além da vegetação, equipamentos que valorizam seu potencial topográfico, como o funicular e o teleférico. O funicular é um trenzinho que se desloca pelos trilhos na subida docerro, a caminho da imagem da Inmaculada Concepción de la Virgen María que fica no topo do morro, enquanto o outro vagão desce do outro lado com a força de sua oposição.

Vista da cidade através do mirante oeste do Parque Metropolitano (autora)

O teleférico atravessa o parque de norte a sul, com pontos de embarque e desembarque em vários topos de montanhas. Sobrevoar o parque dentro de uma cabine teleférica é uma situação impar, que coloca o espaço de forma integral e reforça referencialmente a percepção do observador que se dá conta da enormidade do parque e sua relação intrínseca com a cidade.

Vista do parque e da cidade através do teleférico (autora) 
            Os marcos visuais do parque são da cultura Mapuche, que possui uma cosmovisão integral muito própria, onde a natureza e o homem conformam conceitualmente uma unidade. Menos presente no léxico do castelhano local, o  quechua awqa  aparece nomeando zonas, ruas, equipamentos e lugares públicos e alguns relativos à fauna e a flora autóctones. Em 1932, Gabriela Mistral descreveu a importância do início das obras do San Cristóbal, no sentido de ter colocado no mesmo nível de importância o Conquistador Don Pedro de Valdívia e o Cacique Toqui Vencido ou Caupolicán, principal herói de La Araucana do poema épico de Alonso de Ercilla y Zúñiga.

      “A raça é mais espanhola que aborígene, pela glorificação que o índio magnifico significa para nós, em vez de censura rancorosa de uma derrota, a lição soberana de defesa do território é obra de um espólio eterno da dignidade nacional. La Araucana, que para muitos segue como sendo de centauros das ordens, romanos e índios para os chilenos, no passado é um duplo testemunho, paterno e materno, da força do sangue, aplacadas e unificadas em nós mesmos.”(MISTRAL, 1957)

A abrangência da herança histórica está entremeada entre apelos materiais e principalmente imateriais, na geografia do lugar. A cultura chilena, pela carga cognitiva e identitária que possui, impregna essas paisagens que reforçam ainda mais a identidade local.



¹  No dialeto quechua awqaMapuche significa “terra da gente”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui a sua opinião!